Dia-a-dia do Projetando - 17/08/2019
"Toda criança do mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.
Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.
Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar."
(Ruth Rocha)
Olá Navegantes!
Este sábado foi sensacional! Muito capricho, muita habilidade e atenção.
Teve até presente para o Projetando.
"Bora lá" navegar com a gente em nossas aventuras.
A turma do Artesanato se multiplicou e tivemos várias versões desta atividade. Essa turma fez Arte hein!!
Com o tema Africanidades, nossos alunos aprenderam o significado das máscaras para diversas culturas do continente africano e começaram a confecção dos adereços com a pintura que será aplicada ao substrato de papel machê.
E se vocês acham que pararam por aí. Após este trabalho tão colorido, tivemos a customização de uma das mesas da ONG com diversos quitutes!
Enquanto isso, outra turminha estava envolvida em mais uma linda aula de bordado! Neste encontro, as crianças aprenderam a bordar em espaços quadriculados formando desenhos natalinos. Estes bordados se transformarão em barrados de pano de prato, produto das Abayomis para o Natal! Coisa linda de ver a dedicação e diversão da turminha com as linhas e agulhas!
Ops!!!! O que é isso?
E o Artesanato se uniu à Matemática Financeira.
A turminha dos alunos mais velhos aprendeu uma técnica chamada Patchcolagem e também como calcular o preço final de uma peça artesanal, aprendendo sobre lucro, investimento e economia para a produção.
Numa outra frente, nossos pequeninos aprenderam a fazer seus próprios quebra-cabeças com palitos de sorvete. As imagens foram escolhidas a dedo para que os alunos colorissem e exaltassem a beleza afro, com imagens de crianças negras com lindas tranças, cabelos crespos e cacheados e também líderes e ícones negros como Mandela e Bob Marley. A diversão foi imensa depois da conclusão do projeto.
E depois de tanto empenho um almoço especial.
A turma da cozinha trouxe para nossos alunos um cardápio peculiar que aguçou a curiosidade de todos. Foram servidos o Arroz Amarelo, o Bobotie (uma deliciosa mistura de carne com frutas e ovos) e o Molho Chermoula, pratos típicos da África do Sul.
Depois deste delicioso almoço, voltamos às atividades e, lá estava a turminha da Alfabetização que não para nunca.
Enquanto isso o pessoal da Informática para o Trabalho se concentrou na confecção de um noticiário da ONG a partir da gravação e edição de vídeos.
Na outra sala, uma turminha aprendia brincando com os Jogos Educativos.
Na aula de Cidadania continua a todo vapor a produção de obras de arte para nossa Feira do Conhecimento! Nesta atividade as crianças desenharam mulheres negras com lindos cabelos afro. A surpresa é que os cabelos destes desenhos falam com seus apreciadores: deixam mensagens de empoderamento e encorajamento a todas as meninas negras que não gostam de seus fios naturais. Um incentivo para se amarem com a naturalidade de suas belezas afro!
Opa! um intervalinho para o delicioso lanche oferecido pela Essência do Sabor. Huuummm!!!
E pra fechar com chave de ouro, ganhamos um presente: Um Globo Terrestre Iluminado!!!!!!!!
Agora podemos conhecer todos os países do Continente Africano e pesquisar mais sobre eles, além de conhecermos o Mundo! Obrigada, Tania! Adoramos!
Mais um sábado daqueles.
Um abraço e até a próxima navegação.