Dia-a-dia do Projetando - 06/08/2016
O primeiro sábado do mês no Projetando é o dia em que as crianças e jovens têm aulas de Informática, História da Ciência, Inglês e Incentivo à Leitura. Acompanhem os registros desta tarde, além de conhecerem um pouquinho o que foi trabalhado com a moçada durante as aulas.
Informática
As aulas de Informática do Projetando o Futuro tem sido dedicadas ao exercício da digitação, prática que as crianças chegam com bastante dificuldades. Para sanar essa carência, atividades didáticas com softwares são aplicadas às crianças e jovens, de modo que o reconhecimento das letras e teclas do teclado feito com rapidez para uma escrita mais fluida por parte da moçada.
A segunda parte da aula foi dedicada ao ensino de realizar buscas na Internet sobre temas de pesquisa, para ampliar o conhecimento e repertório cultural da galerinha. Foi ensinado como realizar uma busca segura na internet, observando fontes, se são ou não confiáveis, e lançando mão do grande acervo de imagens que a rede mundial possui. O tema da busca foi o Besouro Barbeiro, vetor da doença conhecida como Mal de Chagas por portar o protozoário Trypanosoma cruzi. A busca serviu de ponte para o tema que foi trabalhado na aula de História da Ciência da tarde, descrita abaixo.
História da Ciência
A aula desta tarde de História da Ciência deu sequência à série de estudos que estamos realizando juntos sobre doenças no Brasil causadas por falta de higiene e condições dignas de saúde e infraestrutura, como moradias inadequadas para viver. Para isto, conhecemos o grande cientista e médico brasileiro Carlos Chagas, responsável pela descoberta da doença que ficou conhecida como Mal de Chagas. Vimos que o Dr. Carlos Chagas, homem esforçado desde os tempos da juventude, foi enviado pelo Dr. Oswaldo Cruz para uma missão de erradicação da malária na região de Minas Gerais onde estavam ocorrendo obras para construção da estrada de ferro Central do Brasil. Durante os anos desta missão, o Dr. Carlos Chagas e equipe, conseguiram erradicar o surto de malária, mas observando que muitas pessoas que viviam nas casinhas de madeira, barro e palha da região, morriam muito cedo de males do coração, começou-se a observar melhor e o Dr. Carlos Chagas a se perguntar: por que essas pessoas morrem do coração tão jovens?
Foi quando numa noite, dormindo em uma daquelas casinhas, percebeu que um besouro, conhecido pela comunidade local como "barbeiro", picava a noite e bem no rosto das pessoas, causando uma inflamação, que, com o tempo, evoluía sempre para um adoecimento maior. O Dr. Carlos Chagas, então, recolheu para estudo em Manguinhos alguns daqueles besouros, que se escondiam nas frestas das pobres casinhas, e descobriu que no organismo do inseto, vivia o protozoário Trypanosoma cruzi, responsável por causar o mal de chagas, a doença que causava a morte de tantas pessoas, provocando inchaço no coração dos doentes. Ao final da aula, refletindo sobre as condições inadequadas das moradias que abrigavam os barbeiros nos buracos de suas paredes, como observou o Dr. Carlos Chagas, conhecemos o que preconiza a Declaração Universal dos Direitos do Homem a respeito do Direito à Moradia, e refletimos sobre como este direito ainda não é assegurado de fato para grande parte dos brasileiros.
Inglês
Nesta tarde a moçadinha continuou aprendendo bastante sobre esta língua estrangeira. A turma dos mais velhos deu sequência ao estudo dos países e nacionalidades e com os mais novos, uma série de estudos introduziu novos vocabulários para a criançada através de um joguinho para completar lacunas escrevendo em inglês o objeto que estava na imagem do desafio. Não faltou diversão e aprendizado!
Incentivo à leitura
Na aula de incentivo a leitura trabalhamos a necessidade do nosso esforço para construirmos o futuro. Contamos a história "A Necessidade do Esforço" e descobrimos a profissão dos alunos "somos estudantes!" Cada um contou o que querem ser no futuro e depois fomos à biblioteca.
Hora do Lanche
A hora do lanche foi uma delícia!! As lindas meninas da cozinha, Ana Carla, Ana Cristina e Valéria, com muito amor, prepararam esta deliciosa refeição vinda diretamente do livro de receitas da Neuza: macarrão parafuso com legumes e molho branco. Com uma alimentação saudável e deliciosa, houve quem reclamou que queria mais brócolis! Uma diversão e uma satisfação muito grande a todos, por vermos que as crianças apreciaram os legumes. De sobremesa, a palha italiana da Edith despertou em todos um sabor incrível de quero mais!
Agradecemos a todos os corações que colaboraram com o frango, macarrão e refrescos para este lanche tão gostoso!