Dia-a-dia do Projetando - 18/06/2016
Este final de semana foi marcado por um evento realizado com muito amor e carinho por toda equipe Projetando o Futuro: tivemos uma Festa da Cultura Nordestina com direito a comida típica, sanfoneiro e uma deliciosa quadrilha de São João, uma das tradições culturais mais fortes entre o povo nordestino. A festa também contou com uma linda exposição do artesanato dos diversos estados da região nordeste. Nossas crianças e jovens entraram no mundo e nas tradições deste povo tão lindo e cheio de fibra que carrega em seu folclore as influências européias, afro e indígenas, construindo a diversidade riquíssima de encanto do povo Brasileiro.
Acompanhe os deliciosos registros desta tarde:
Culinária nordestina
A galerinha teve a oportunidade de experimentar as delícias do nordeste mais comuns nas festas juninas, em razão de serem preparadas com ingredientes típicos da América e também que são achados com fartura nas safras desta época do ano. Teve tapioca, mungunzá, pé de moleque, bolo de fubá com goiabada, bolo de milho cremoso, pipoca e canjica. Para aquecer esta época tão fria, tivemos também um chocolate quente com especiarias. Tudo uma delícia!!
Exposição de artesanato nordestino
Cerâmicas, esculturas em cerâmica, descanso de panelas, rendas de bilro, bonecos de cabaça, vestimentas, adornos e muuuitas belezas mais! Dá só uma conferida no que conseguimos resgatar dos diversos Estados do nordeste!
Música nordestina
Os clássicos do Rei do Baião e também de toda a tradição sertaneja do nordeste animou a festa na hora do lanche, finalizando a vivência nordestina com a famosa Quadrilha de São João tocadas ao som da sanfona. Não teve quem ficou parado!!
As aulas do dia
Também tivemos aula de Artesanato, Cidadania, Jogos Educativos e Inglês, como tradicionalmente realizamos no 3º sábado.
O Artesanato consistiu num lindo relicário de chita decorado com aviamentos e uma figura religiosa importante para o povo nordestino, a pombinha que retrata o Divino Espírito Santo. O adorno contou com as lindas tradições de decoração com cores vibrantes e alegres, tão características do nordeste brasileiro. Para a confecção do relicário, foi feita a reutilização de materiais como CDs que seriam descartados, prolongando assim a vida do produto, juntando-se a isso a utilização de Chita, um tecido de baixo custo, trazido pelos Europeus a partir de 1800 e que se tornou muito popular no Brasil sendo utilizado em festas populares como a festa junina e hoje muito valorizado em peças de decoração encontradas em várias regiões do Pais. Neste tipo de decoração encontramos muita influência religiosa sendo marcante a presença do simbolo do espirito santo em madeira ou biscuit.
Já a aula de Cidadania, apresentou as tradições culturais das Festas Juninas, sua origem e como se manifestam nos diferentes estados do Nordeste. Conhecemos como estas festas de tradição católica em homenagem aos santos do mês, na verdade, são modificações de rituais realizados desde a antiguidade para que se tivesse êxito na colheita. Vimos diversos vídeos e imagens destas festividades contendo danças, encenações de quadrilhas e também a culinária preparada com os ingredientes mais abundantes da época, como mandioca, milho, batata doce, entre outros.
Na aula de Inglês, foi trabalhado os cumprimentos (Greetings) apresentando novos vocabulários e também um diálogo, além de introduzir o alfabeto em inglês bem como os nomes dos números.
Na aula de Jogos Educativos a brincadeira da vez foi o "Jogo do Resto". Neste jogo existe um tabuleiro com diversos números. O jogador lança o dado e deve calcular o resto da divisão do número da casa pelo número que saiu no dado. O resto é o número de casas que o peão irá andar. Desta forma, trabalhamos o cálculo mental além de ensinar algumas regras práticas de divisibilidade. Depois, as crianças puderam escolher os jogos que queriam brincar e houve um momento livre.
Gostou da nossa festança? Então não deixe de nos seguir semanalmente nesta página!