Dia-a-dia do Projetando - 21/05/2016
Neste final de semana, coisas muito lindas aconteceram! Tivemos Artesanato, Inglês, Jogos Educativos e Cidadania. Vamos acompanhar os registros de mais uma semana?
Artesanato
Tema abordado: Gentileza gera Gentileza
Atividades:
1) Dinâmica com o grupo com palavras de gentilezas (obrigada, bom dia, por favor, etc) e ações, como puxar a cadeira para o amigo sentar-se, agradecer a presença, etc.
2) Dobraduras elaboradas para serem colocadas em um quadro onde a gentileza ficaria expressa em forma de arte, através da beleza, criatividade e alegria ao ambiente.
Inglês
Esta aulinha teve assunto sério para abordar: nossa teacher realizou uma conscientização do gasto de energia introduzindo vocabulários novos,mais listening e atividades de fixação. Com a turma dos jovens, a aula falou sobre valentine'day, nacionalidades e listen. Acompanhe a tarde de estudos da moçada.
Jogos Educativos
O jogo da vez nesta tarde foi o Stop matemático. As crianças foram divididas em duplas ou trios e recebiam uma tabela contendo algumas operações em cada coluna, por exemplo, x10, um terço, +49 e etc. Uma vez ditado um número, elas deveriam preencher a tabela o mais rápido possível. Quem terminasse primeiro gritava stop, e se estivesse tudo certo cada criança do grupo recebia duas balas. Se não estivesse tudo certo cada criança recebe uma bala, e se houver mais grupos com o mesmo número de acertos de quem gritou stop também ganha uma bala cada um. A ideia foi a de fazer as crianças se exercitarem com cálculos mentais. No processo nós ensinamos alguns truques, por exemplo, y + 49 = y + 50 -1. Não faltou bala para ninguém, pois quando necessário, os educadores cheios de amor, davam aquela forcinha!
Cidadania
Continuando a programação do semestre, conhecemos os Estado de Pernambuco e suas manifestações artísticas na dança, música e na literatura. Aprendemos sobre o frevo, e também nos aproximamos de um escritor pernambucano bastante importante para a literatura Brasileira, João Cabral de Melo Neto. Conhecemos a obra "Morte e Vida Severina" com as dificuldades que o povo nordestino enfrentava. Contrapusemos a obra de João Cabral de Melo Neto com as pinturas da série "Retirantes" de Portinari, e com o clássico do pernambucano Luiz Gonzaga, "Asa Branca" enriquecendo ainda mais os exemplos das manifestações artísticas do Brasil para denunciar problemas sociais. Finalizando a aula, brincamos de recitar os divertidos cordéis, característicos do nordeste e do Estado de Pernambuco para contar causos e deixar a imaginação florir.
Continue nos seguindo semanalmente!! Semana que vem tem muito mais aprendizado, amor e diversão!