top of page
Featured Posts

Dia-a-dia do Projetando - Trabalhadores preparam caldo beneficente

No último dia 20/06/2015, sábado, excepcionalmente, as atividades do Projetando o Futuro foram suspensas para que um esperado evento anual ocorresse: a tarde do Caldo de Pinto, cuja renda é inteiramente revertida às necessidades do Projetando o Futuro.

Há um mês e meio atrás, os trabalhadores do Projetando iniciaram as vendas de adesões para a tarde do Caldo, e o resultado das vendas foi surpreendente: nas primeiras semanas, 300 caldos foram vendidos, e houve quem suspirou triste por não ter conseguido garantir o seu.


O preparo do caldo, no entanto, inciou-se no dia anterior. Mãos abnegadas multiplicaram os esforços para o cozimento de 63 kg de mandioca, 30 kg de frango e a embalagem de 300 porções de mussarela, além do preparo de cortar 10 maços de cheiro verde. No sábado de manhã, logo cedinho, 21 voluntários reuniram-se para formar a linha de produção que possibilitaria que os 300 caldos estivessem prontinhos e deliciosos pela tarde, no momento da entrega.


Em meio ao cozimento, corte de cebolas, pesagem e embalagem dos caldos, os trabalhadores eram só felicidade. Além do preparo cuidadoso da receita mineira, os ingredientes que fizeram a diferença no sabor e sucesso desta promoção, sem dúvidas, foram o amor e fraternidade entre todos que lá estavam e também aos demais trabalhadores que apesar de não estarem lá, muito trabalharam na venda, arrecadação de ingredientes e no preparo desta promoção.


Destinação dos recursos arrecadados


O Projetando o Futuro tem uma despesa mensal fixa, que não podemos abrir mão de forma alguma: o transporte das crianças atendidas, que são buscadas em seus lares e trazidas ao Projetando todos os sábados, sendo levadas de volta ao final das atividades. Atualmente, duas vans são contratadas para a realização deste serviço. A Promoção do Caldo de Pinto tem como meta auxiliar na manutenção deste trabalho e também no reparo da infraestrutura do prédio onde nossas atividades ocorrem semanalmente. Nossa última intervenção infraestrutural: estamos calçando as laterais e fundos do prédio em que atuamos, para que possamos, a partir de julho, iniciar atividades nos espaços externos às salas de aula. Venha conhecer-nos!


O "caldo de pinto" - tradição gastronômica de Minas Gerais


Se você ficou curioso para saber sobre nosso caldo, conheça um pouco da história desta delícia.

No interior de Minas Gerais, no tempo de nossas vovós, os franguinhos novos eram conhecidos como "pintos", e esta etapa era a escolhida para o preparo da iguaria. Junto com o "pinto" desfiadinho, o preparo envolve mandioca, milho verde, cebola, cheiro verde, bacon e caldo de legumes, podendo ser consumida com arroz e pão, acompanhado de mussarela. Hummm!


Agradecemos a todos, sem excessão que contribuíram para que fosse possível realizar esta promoção pelo segundo ano consecutivo!




Recent Posts
Archive
bottom of page