Adote um pequeno leitor 2016 - A leitura acessível para deficientes visuais
Histórico da Proposta
O "Adote um pequeno leitor" acontece no Projetando desde o ano de sua criação, 2010. As crianças e jovens que fazem parte do projeto tem fichas com seus nomes e faixas etárias distribuídas entre a comunidade. Essas fichas são pegas por "padrinhos" dos futuros leitores que se comprometem a comprar um livro de presente para cada um dos adotados e, junto ao livro, deixar uma mensagem de incentivo à leitura. Sabemos que os livros são geralmente caros, e por si mesmas, as famílias destas crianças não teriam como prioridade a compra de um livro. Nem eles, em geral, tem o hábito de frequentar bibliotecas, buscarem outros meios de lerem. O Projetando com essa iniciativa, mais a nossa Biblioteca, tem em vista dar a eles outro horizonte para a leitura, oferecendo oportunidades. Neste ano, o Adote ocorreu no dia 23/04, mantendo a tradição do evento ocorrer no mês internacional da leitura.
Adote um Pequeno Leitor em 2016 - Incentivo à Leitura e à Cidadania
Este ano, a proposta do Adote um Pequeno Leitor teve um duplo objetivo: exercitar a solidariedade, ao mesmo tempo em que se incentiva a leitura... as crianças durante o evento tiveram entre os seus grupos (divididos nas turmas) um momento criativo, no qual baseados em imagens, criaram uma história, deixando a imaginação aflorar. Essas histórias se transformarão em livros digitados em braille para que seja o presente das crianças do Projetando às crianças e Jovens Deficientes Visuais. Do mesmo modo como ganharam o presente do livro, ofertarão o mesmo presente às crianças que tendo uma necessidade especial, muitas vezes são desencorajados à leitura por falta de material acessível. A parceria para a execução do livro foi firmada com o Espaço Braille de São Carlos, o qual agradecemos, imensamente pela colaboração na figura da professora Adriana Dutra.
Divisão das crianças em grupos para sensibilização e criação de histórias
Antes de tudo os educadores responsáveis pelos grupos, muniram as equipes de informações a respeito das dificuldades e direitos das pessoas com deficiência, fazendo com que todos se esforçassem para ler estas informações (incentivo à leitura para buscar informações). Após esta roda de discussões e informações, cada grupo recebeu uma imagem para deixar a imaginação aflorar e construir suas próprias historinhas, que se transformarão em um livro de historinhas em braille. Acompanhe em breve como este livrinho ficará, aqui pelo nosso site!! Já podemos adiantar que foram 4 historinhas divertidas e emocionantes!
Como seria não enxergar? Vivências pela solidariedade
Após um delicioso lanche, com comemoração do dia da leitura e dos aniversariantes do mês de abril, a moçada passou por uma sequência de vivências para compreender como é o dia-a-dia de um Deficiente Visual. Todos tiveram a oportunidade de lerem seus nomes escritos em braille e conhecerem este alfabeto tão importante na vida das pessoas cegas ou de baixa visão. Experiências que demandaram o uso do tato foram amplamente utilizadas com os jovens e crianças vendados. O último e maior desafio proposto às crianças, foi a locomoção pelo salão com a ajuda de guias. As vivências reforçaram a conscientização sobre a necessidade de um mundo acessível a todos, e também mais solidário.
Bate-papo com escritora e Entrega dos Livros
No final do evento, a escritora de São Carlos Domenica Mendes conversou com a moçada sobre o lançamento do livro de contos e crônicas do qual fez parte em uma iniciativa de financiamento coletivo. Domenica esclareceu a todos como o mundo da leitura é importante para abrir os horizontes e nos proporcionar momentos únicos de lazer, conhecimento e muitas aventuras também.
Após este bate papo, os livros foram entregues para a galerinha do Projetando, semeando com a ajuda dos padrinhos um mundo de pequenos e jovens leitores!
*Agradecemos a toda comunidade que colaborou conosco na adoção das crianças e jovens do Projetando, que garantiram o sucesso de mais esta edição do Adote!